Perguntas frequentes

Conheça as principais dúvidas sobre analgésicos uso de analgésicos e sobre Spidufen®.

Para que é indicado Spidufen®?1

Spidufen® 770 mg é indicado para o alívio da dor leve ou moderada: cefaleia, nevralgias, dismenorreia (cólica menstrual), pós- cirúrgico dental e dores dentárias, musculares e traumáticas. Além disso, é indicado para febre e tratamento sintomático da gripe.

Como funciona Spidufen®?1

Spidufen® 770 mg é um medicamento que age aliviando a dor, a inflamação e a febre. Spidufen® 770 mg tem atividade analgésica do tipo não-narcótica, ou seja, inibe substâncias que causam dor através da inflamação. Spidufen® 770 mg tem em sua fórmula um aminoácido básico, a arginina, que o torna mais solúvel, garantindo rápida absorção do componente ativo, o ibuprofeno, após a administração oral. O pico da concentração no sangue é atingido entre 15 a 30 minutos. É uma vantagem do produto, especialmente nos casos de dor intensa, em que um efeito analgésico imediato é desejável.1-3

O que devo fazer se tomar Spidufen® em excesso?1

O tratamento inicial indicado é a realização de lavagem gástrica e a correção dos eletrólitos. O estômago deve ser esvaziado e é recomendável ao paciente vomitar. Se o paciente estiver inconsciente, lavagem gástrica e correção de anormalidades eletrolíticas devem ser consideradas. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. Informe-se também com o SAC Zambon (0800 017 7011 ou www.zambon.com.br em casos de dúvidas).

O que pode ocorrer se tomar Spidufen® em excesso?1

Após ingestão de dose excessiva, podem surgir os seguintes sintomas: náuseas, dor epigástrica, vômito, diarreia com ou sem sangue, vertigem, espasmos, nistagmo (tremor dos olhos) e diplopia (visão dupla), cefaleia e zumbido. Em caso de intoxicação grave, podem ocorrer também: distúrbios da função renal, hipotensão, perda da consciência e coma (não está claro se o distúrbio da função renal é provocado pela intoxicação ou pela hipotensão). Em caso de intoxicação grave, pode ocorrer acidose metabólica. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. Informe-se também com o SAC Zambon (0800 017 7011 ou www.zambon.com.br em casos de dúvidas).

O que devo fazer se eu me esquecer de usar Spidufen® 770 mg?1

Se você se esqueceu de tomar a sua dose correspondente, deverá tomá-la assim que lembrar. Entretanto, se o horário da tomada seguinte estiver muito próximo, deverá pular a dose que esqueceu e, a tomar a dose seguinte no horário habitual. Não tomar uma dose dupla para compensar a dose esquecida.



Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Spidufen® 770 mg pode ser tomado durante a gestação?1

Durante o primeiro e segundo trimestres de gravidez, Spidufen® 770 mg não deve ser administrado, a menos que seja claramente necessário. Se Spidufen® 770 mg for usado em mulheres que pretendem engravidar, ou durante o primeiro e segundo trimestres de gravidez, a dose e duração do tratamento deve ser a menor possível, de acordo com a prescrição médica. O uso de
Spidufen® 770 mg, como de qualquer fármaco inibidor da síntese de prostaglandinas, pode afetar negativamente a gravidez e o desenvolvimento embriofetal.



O uso de Spidufen® 770 mg, a exemplo de qualquer fármaco inibidor da síntese de prostaglandinas, pode afetar negativamente a gravidez e o desenvolvimento embriofetal. A administração de Spidufen(R) 770 mg deve ser baixa e de curta duração em mulheres que pretendem engravidar.

Dados de estudos epidemiológicos levantaram a questão de um aumento do risco de aborto e de malformações cardíacas e gastrosquise após o uso de inibidores de síntese de prostaglandinas no início da gravidez. O risco absoluto de malformação cardíaca foi aumentado de menos de 1% a 1,5%. Acredita-se que o risco esteja associado com aumento da dose e duração do tratamento. A administração dos inibidores da síntese de prostaglandinas em animais resultou em um aumento de perdas pré e pós-implantações e letalidades embriofetais. Um aumento da evidência de várias malformações, incluindo defeitos cardiovasculares, foi reportado em animais que recebem inibidores da síntese de prostaglandinas durante o período de organogênese. Durante o terceiro trimestre de gravidez, todos os inibidores da síntese da prostaglandina podem expor o feto a: toxicidade cardiopulmonar (com fechamento prematuro dos ductos arteriosos e hipertensão pulmonar); disfunção renal, que pode progredir para insuficiência renal com oligohidroamninose.



Mãe e bebê, no final da gravidez, podem estar expostos a: possível prolongamento do tempo de sangramento, um efeito antiagregador, que pode ocorrer mesmo após doses muito baixas; inibição das contrações uterinas, resultando em trabalho de parto retardado ou prolongado. Consequentemente Spidufen® 770 mg é contraindicado durante o terceiro trimestre de gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Spidufen® 770 mg pode ser usado durante a amamentação?1

Spidufen® 770 mg e produtos de sua decomposição/metabólitos são excretados no leite materno, mas em doses terapêuticas Spidufen® 770 mg não apresentou efeitos em recém-nascidos amamentados. Como ainda não se conhecem efeitos danosos ao bebê, em geral não há necessidade de interromper a amamentação em casos de tratamento de curto prazo, na dose recomendada para febre e dor leve ou moderada. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Existem contraindicações para Spidufen® 770 mg?1

Sim. Spidufen® 770 mg não deverá ser utilizado se o paciente:

  • Apresentar hipersensibilidade ao princípio ativo “ibuprofeno arginina” ou a qualquer um dos excipientes;
  • Apresentar reações de hipersensibilidade (ex: broncoespasmo, asma, rinite, angioedema ou urticária) em resposta ao ácido acetilsalicílico (AAS) ou a outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais;
  • Apresentar histórico de sangramento ou perfuração gastrointestinal, relacionado a tratamento anterior com anti-inflamatórios não esteroidais;
  • Apresentar úlcera/hemorragia péptica ativa ou histórico de recorrência (dois ou mais episódios de ulceração ou sangramento);
  • Apresentar outro sangramento ativo, como vascular cerebral ou colite ulcerosa;
  • Apresentar sinais de insuficiência hepática ou renal grave;
  • Apresentar sinais de insuficiência cardíaca grave não controlada (NYHA Classe IV);
  • Apresentar diátese hemorrágica;
  • Apresentar ou ter suspeita de gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez;
  • Apresentar fenilcetonúria. Spidufen® 770 mg contém aspartame e pode ser prejudicial para pacientes com fenilcetonúria;
  • Apresentar problemas hereditários, como intolerância à frutose, má-absorção da glicose-galactose ou deficiência de sacarina-isomaltase. Spidufen® 770 mg contém sacarose e pacientes com problemas hereditários à intolerância à frutose, má-absorção da glicose-galactose ou deficiência da sacarina-isomaltase não devem tomar esse medicamento.
  • Pacientes com diabetes devem ser informados de que este medicamento contém sacarose (açúcar).

Crianças podem tomar Spidufen® 770 mg?1

Não. Spidufen® 770 mg não deve ser utilizado por menores de 12 anos de idade sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Spidufen® 770 mg pode ser usado em casos de dor de dente?1

Sim. Spidufen® 770 mg é indicado para o alívio de dores dentárias e após cirurgia dental. Além disso, Spidufen® 770 mg é indicado para o alívio da dor leve ou moderada: cefaleia, nevralgias, dismenorreia (cólica menstrual), musculares e traumáticas para febre e tratamento sintomático da gripe.

Como entrar em contato com o SAC de Spidufen® 770 mg?

É muito simples, o Zambon Laboratórios Farmacêuticos tem vários canais nos quais você pode esclarecer dúvidas, opinar, solicitar materiais, ou seja, interagir com a Zambon. E eles são:

Importante informarmos que todos os eventos adversos que ocorrem durante o tratamento com Spidufen® 770 mg devem ser prontamente comunicados aos canais acima. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observar alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

© Zambon - Todos os direitos reservados